Você faz a gestão da sua marca? Descubra qual a importância de ter estratégias de branding para o crescimento do seu negócio.
Você já pensou no desenvolvimento do seu negócio e na importância de fazer uma boa gestão da marca? Saiba que a estratégia de branding é fundamental para ganhar destaque no mercado e ter um reconhecimento duradouro.
Quer saber mais em relação ao assunto? Continue a leitura deste artigo e descubra o que é branding, qual a sua importância e o que priorizar na construção de uma marca. Ainda falaremos sobre o registro junto ao INPI, etapa que vai assegurar seus direitos sobre a imagem da organização.
Boa leitura!
O que é branding?
O branding é um conjunto de estratégias utilizadas para construir e gerenciar sua marca. Assim, ele projeta na identidade visual a reputação e os valores da empresa para transmitir sua personalidade para o mercado. Seu propósito é a criação de um laço emocional com o público, gerando reconhecimento e diferenciação da concorrência.
Para despertar os sentimentos dos consumidores é necessário manter uma imagem positiva e coerente em todos os momentos. Logo, os elementos como logotipo, cores, tipografia, slogan e linguagem contribuem para esse processo.
Portanto, podemos dizer que o branding tem um papel essencial no marketing que permite a criação de uma identidade única para a empresa. Lembrando que a estratégia para gestão de marca não é direcionada apenas para médias e grandes empresas.
Qual a sua importância?
Com a transformação da sociedade nos últimos anos, consequência da globalização, se diferenciar no cenário competitivo se tornou fundamental. Já não basta que a marca esteja bem posicionada, ela precisa encantar o consumidor e ser consciente em suas ações.
Uma pesquisa publicada no site Profissional de E-commerce apontou que 67% das pessoas preferem adquirir produtos e serviços de marcas que se conectem com elas. Ou seja, uma marca forte e bem-construída influencia diretamente na decisão de compra e uma empresa de sucesso se beneficia com:
- Aumento das vendas;
- Fidelização dos clientes;
- Possibilidade de expansão do negócio;
- Valorização da marca;
- Presença constante na mente do público.
O que devo priorizar na construção da marca?
Até aqui explicamos o que é branding e qual a sua importância para o sucesso de uma marca. No entanto, ainda ficam alguns questionamentos em relação às prioridades que devem ser definidas durante sua construção. Por isso elencamos cinco aspectos para considerar: visual, relacionamento, tendências, conteúdo e divulgação.
Confira, na sequência, um breve resumo de cada:
Visual
Os elementos visuais são muito importantes no processo de construção para uma marca sólida. Todos os detalhes, desde símbolos à linguagem, além de serem inovadores, precisam estar alinhados com a personalidade da empresa.
Vale lembrar que essa será a identidade que seu negócio assumirá em todos os canais de comunicação, online e offline. Desse modo, considere o desenvolvimento visual que seja fácil de interpretar e reconhecer.
Por exemplo, sempre que há as cores branco e vermelho com uma garrafa, o primeiro pensamento é Coca-Cola. O mesmo acontece com o Nubank, se estiver rolando o feed das redes sociais e encontrar a cor roxa, rapidamente associar ao banco digital.
Relacionamento
A fidelização dos consumidores com a marca precisa da construção de um bom relacionamento. Sua empresa precisa conversar de igual para igual com o cliente, não basta oferecer um produto de qualidade e pecar no atendimento.
Como é a campanha para seus produtos e serviços? Grandes marcas vendem história e sentimentos e não apenas o que produzem. Elas criam um relacionamento com as pessoas e despertam seu interesse por meio das sensações que despertam.
Tendências
O mercado passa por diversas mudanças e novas tendências surgem o tempo todo. Você, como empreendedor, precisa estar atento a elas e reagir de forma inteligente quanto às novidades. Entender o que é passageiro e o que permanece e se transforma contribui para a construção da marca.
Conteúdo
Quando falamos de conteúdos, não são apenas ações voltadas para a apresentação dos produtos e serviços. Criar materiais de relevância para seu público contribui para a construção de um relacionamento mais longo.
Se acessarmos o blog da Boticário, por exemplo, você não vai ver apenas conteúdos focados nas qualidades dos produtos. A maioria das matérias envolve cuidados com o rosto, corpo e cabelo acompanhados de dicas e explicações.
Isso não quer dizer que a empresa deixe de oferecer seus produtos, é que eles ficam em segundo plano. O importante é passar as informações para que seu público consiga esclarecer algumas dúvidas.
Divulgação
Para que sua marca se torne conhecida e os consumidores se lembrem dela é necessário apostar na divulgação. Basta conhecer seu público-alvo ideal e em quais canais haverá mais ações, Instagram, TV, blog, YouTube, etc.
Os comerciais que passam na televisão ou nos anúncios, em sua maioria, não estão focados na marca e sim no sentimento. Campanhas para enaltecer o amor das mães, a emoção de comer um chocolate em família, são apenas alguns dos conceitos para exemplificar.
Papel do registro de marca na estratégia de branding
Durante o processo de construção da marca é possível que você se questione sobre a necessidade de registrar a mesma. Apesar de não ser uma exigência legal, o certificado emitido pelo INPI te protege e garante a prosperidade do seu negócio sem prejuízos.
Imagine que você abriu uma clínica de estética e seguiu todos os passos de branding para se consolidar no mercado. Contudo, outra clínica menor possui o mesmo nome e uma certificação que lhe ampara legalmente. Todo o trabalho para criar sua identidade e atrair mais clientes será perdido, pois terá que começar do zero.
Conseguiu entender qual é o papel do registro de marca na estratégia de branding? Se tiver mais dúvidas, você poderá acessar nosso artigo sobre os benefícios de estar amparado pela Lei da Propriedade Industrial. Basta clicar aqui e ler o conteúdo completo!
Épico Registros como aliada!
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