Já imaginou como será o registro de marcas no metaverso? Vem ler este artigo e entender mais sobre o conceito e a importância de cuidar da imagem da sua empresa.

O metaverso é uma das novidades provenientes da transformação digital que, aos poucos, está ganhando espaço. Por se tratar de um ambiente virtual, surge um importante questionamento: preciso fazer o registro de marcas no metaverso?

Essa dúvida surge a partir da ideia que esse espaço tridimensional se difere da nossa realidade. Logo, as ideias, marcas e imagens precisam ser protegidas no novo ambiente

Quer saber mais sobre esse universo cheio de possibilidades e incertezas? Continue lendo nosso artigo e fique por dentro das principais informações a respeito do metaverso e das marcas nele. O artigo vai mostrar:

  • o que é metaverso;
  • qual a importância do registro de marcas no metaverso;
  • como registrar uma marca no metaverso;
  • como proteger sua marca nesse ambiente virtual.

Boa leitura!

O que é metaverso?

O metaverso é um ambiente tridimensional criado por meio da junção de diversas tecnologias. Entre elas a realidade virtual, realidade aumentada e a internet. Seu objetivo é criar um universo totalmente digital que aproxima as pessoas, trazendo novas possibilidades de interação. 

Desse modo, também pode ser vista como uma revolução na forma de usar e viver a própria internet. Coisa que era mais comum jogos e filmes de ficção científica hoje são consideradas o futuro da internet para os próximos anos.

O conceito, apesar de não ser novo, ganhou mais destaque após Zuckerberg mudar o nome do Facebook para Meta. Nesse período foi lançado também o primeiro metaverso da empresa, o Horizon Worlds e logo outras seguiram disponibilizando seus mundos. Sandbox e Decentraland são alguns dos exemplos.

A importância do registro de marcas no metaverso

O registro de marcas no metaverso é uma importante forma de proteger a propriedade intelectual dentro desse novo ambiente virtual. Com a popularidade desse espaço tridimensional aumentando, também surgem alguns riscos, principalmente para empresas.

Com a possibilidade de criar suas próprias presenças digitais, também surgem alguns problemas para o meio empresarial. Por exemplo, imitações, cópias e usos indevidos de uma marca já estabelecida no mundo real. O registro da marca garante que ninguém mais possa utilizá-la, sob aspectos da lei, sem sua permissão.

Isso pode ajudar a proteger a reputação da marca e impedir que outras empresas ou indivíduos se beneficiem indevidamente da sua identidade.

Além disso, o registro de marcas no metaverso pode ser uma oportunidade para que as empresas se destaquem. Afinal, marcas consideradas inovadoras se fortalecem no mercado, tornando-se sólidas e consistentes. Desse modo, há um aumento de seu valor, tanto no mundo virtual quanto no real. 

Para se ter uma ideia, em 2022 foram depositados cerca de 4.150 pedidos para registro no metaverso. Esses dados foram expostos na Revista Exame e coletados pelo estadunidense Mike Kondoudis, advogado especialista em propriedade intelectual.

Segundo a Revista Forbes, diversas marcas conhecidas já marcam presença nesse espaço tridimensional, entre elas, Nike, Fortnite, Itaú, Vans e Gucci.

Ainda em relação a dados e pesquisas, estima-se que até 2030 a receita relacionada ao ambiente virtual alcance a faixa de 1,6 bilhões de dólares

Como registrar uma marca no metaverso?

Por ser ainda um assunto novo e que não estar totalmente estruturado, o metaverso não possui um processo único para registro. O ideal aqui é seguir com o pedido diretamente para o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O que existe é a abrangência do registro para o mundo virtual de acordo com as categorias escolhidas na Nice. Entre as ideias destacam-se classes direcionadas para a comercialização virtual.

Lembrando que, assim como no mundo real, a certificação no metaverso não é garantia para evitar atitudes de má-fé. Desse modo, é importante que você monitore com regularidade o uso da sua marca. Somente assim poderá agir rapidamente quando ocorrer alguma violação dos direitos de uso.

Como proteger sua marca no metaverso?

Assim como no nosso mundo, é possível que você tome algumas medidas que protegem sua marca no metaverso. Entre elas, como já falado, está o registro de marcas, mas este não é o único caminho.

Na sequência, veja algumas dicas extras que você pode seguir para garantir a segurança da sua marca e do seu negócio:

  • Uso justo: esse conceito legal está associado com o uso limitado de material protegido por direitos autorais ou marcas registradas. Em relação ao metaverso, o uso justo pode ser permitido para situações envolvendo paródias, críticas ou comentários.
  • Políticas da plataforma: muitos ambientes tridimensionais possuem suas próprias políticas para proteção da propriedade intelectual e direitos autorais. Essas políticas incluem mecanismos para denúncias de violação e processos de remoção do conteúdo infrator.
  • Acordos de licenciamento: sua empresa também pode optar por conceder a licença de uso para outras empresas ou indivíduos inseridos no metaverso. Esse tipo de ação permite que sua marca seja usada de forma controlada e limitada, mas ainda com proteção legal.

Em resumo, a proposta do metaverso ainda é um assunto novo e muitas coisas ainda surgirão nos próximos anos. Caso deseje crescer nessa nova realidade, não esqueça que é importante seguir os mesmos princípios e práticas de proteção do mundo real

Além disso, se atente às especificidades do ambiente virtual e as políticas de cada plataforma existente no metaverso. Contar com o auxílio de profissionais especializados no assunto também é indispensável para que o processo de registro de marca ocorra com assertividade.

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