Transformando a rotina de cuidados masculinos, as barbearias se tornaram um centro central de cuidados de beleza masculinos. Neste post, vamos abordar a importância de registrar o nome da sua barbearia, mesmo quando é o seu próprio nome, e os benefícios que esse registro pode trazer para o seu negócio.

O nome da sua barbearia é o seu maior patrimônio. O segmento de barbearias passou por grandes mudanças nos últimos anos. Por isso registrar a marca dela é fundamental.

A mudança no comportamento masculino em relação aos cuidados de higiene e estética, valores como bem-estar e até mesmo entretenimento e lazer passaram a se associar ao conceito de uma barbearia.

Você é um barbeiro empreendedor apostando na área? Deseja entender melhor o processo de registro de marca e a importância deste? Leia nosso artigo completo e fique por dentro de todos os passos para seguir esse caminho.

Boa leitura!

Diferença entre Barbearia e uma barber shop

Hoje, barbearia é o termo utilizado para um salão masculino, que pode tanto ser uma clássica barbearia de bairro, quanto a versão de uma rede de cabeleireiros exclusiva para os homens.

Já uma barber shop segue à risca a ambientação reverenciada pelos americanos. O conceito vem das famosas barbearias americanas dos anos 80, onde o lema “Tudo em único lugar” predominava.

Por lá dava para fumar um charuto, jogar xadrez, falar sobre esporte e claro, fazer a barba com o famoso tratamento de toalha quente ou barbaterapia como hoje é chamado.

Os barber shops transformaram por completo a rotina de cuidados com a beleza masculina, oferecendo aos seus clientes apenas cortes de cabelo tradicionais, pois, ao invés disso, este é um segmento de mercado que aposta em cortes simétrico, estruturados e impecáveis que ressaltem de forma positiva os traços masculinos.

A criação de uma identidade visual diferenciada e adaptada com elementos especialmente voltados para o universo masculinos transmitem uma sensação agradável para o seu cliente, fazendo com que ele se sinta ainda mais confortável e satisfeito com o seu negócio.

Hoje em dia muitos barber shops apostam em minibares, máquinas de fliperama, mesa de sinuca, designe vintage, estilo geek ou rock and roll, etc., integrados ao ambiente que permitam ao público momento agradáveis de descontração. Esta também é uma excelente opção para envolver e entreter seu público enquanto eles aguardam pelo corte de cabelo.

A criatividade fica por conta do barbeiro empreendedor, permitindo se sobressair mesmo próximo as barbearias mais clássicas.

Assim, este é um segmento de marcado que tem atraído cada vez mais a atenção de empreendedores e gestores, tendo em vista que o nicho de cuidados com a beleza masculina tem estado cada vez mais em evidência.

Por que é importante fazer o registro de marcas para uma barbearia?

Registrar o nome da sua barbearia, mesmo que seja o seu próprio nome, é essencial para garantir a proteção da identidade comercial. O registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial confere a você o direito exclusivo de uso do nome no segmento de barbearias em todo o território nacional.

Além da proteção legal, ter esse certificado também traz outras vantagens, são elas:

  • Cria valor da marca: sua marca se torna valorosa enquanto se posiciona no mercado por meio do reconhecimento dos seus clientes;
  • Expansão dos negócios: o registro de marcas possibilita a criação de franquias para a empresa crescer pela região ou país enquanto em controle exclusivo da marca;
  • Valor comercial: marcas registradas tem grande valor comercial e se tornam mais atraentes para investidores, compradores e possíveis parceiros.

Entre os benefícios de registrar a marca da sua barbearia, é que o registro transmite credibilidade e segurança e é sinônimo de excelência para os seus clientes. Como consequência, isso também aumenta o valor da oferta e, é possível faturar bem mais.

Riscos de não registrar marca de barbearia

De acordo com a legislação brasileira só é dono da marca quem tem seu registro no INPI. Ou seja, enquanto você não registra, alguém pode copiar sua marca, e, com isso, correr o risco de levar um prejuízo incalculável.

  • Você pode ser obrigado a mudar nome e logomarca, identidade visual e perder sua história e investimento;
  • Obrigado a alterar placas, faixadas, sites, materiais de divulgação, uniformes e tudo mais que tenha seu negócio. Financeiramente isso pode ser um desastre;
  • Risco de ser processado judicial, o que, além de custas processuais, pode gerar também multas enormes;
  • Perder clientes e reputação, com a mudança de nome;
  • Por fim, existe o prejuízo emocional. É sempre desgastante para o empresário passar por essa situação.

Toda empresa que não registra sua marca ou que não monitora esse registro está correndo riscos.

👉Você sabe o que é o INPI? Leia nosso artigo e descubra!

Como registrar a marca de uma barbearia?

Para obter o certificado emitido pelo INPI existe uma série de etapas que precisam ser seguidas. Com isso, concluímos que o processo não é algo rápido, podendo levar até 14 meses para alcançar a concessão.

Veja, na sequência, as fases do registro de marcas para barbearia:

  • Pesquisa de viabilidade: esse é o primeiro passo, identificar se já existe alguém com o mesmo nome e/ou logo exercendo atividades semelhantes;
  • Identifique a categoria da marca: cada produto e serviço possui um código que representa sua classe e você precisa escolher de acordo com seu segmento;
  • Faça a solicitação do registro: com todos os requisitos preenchidos e a documentação necessária reunida, basta acessar o site do INPI e iniciar sua solicitação;
  • Aguarde o período de oposição e defesa: sendo uma marca viável, o INPI divulgará por 60 dias o nome para que terceiros possam se opor ao registro. Se outros acreditarem ter direito sobre a marca, a situação será analisada;
  • Concessão do registro: se a oposição for rejeitada ou não existir, o INPI concede ao empresário o registro de marca. Ele tem validade de 10 anos e pode ser renovado em outros períodos de 10 anos.

Vale ressaltar que o uso da marca deve ser feito conscientemente e seguindo as determinações da sua categoria. O não uso da marca pode levar à sua anulação ou caducidade.

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