O cheiro irresistível de carne grelhada, o pão macio levemente tostado, o queijo derretendo. Não é à toa que o hambúrguer conquistou o mundo e o coração (e estômago) dos brasileiros. Um dos segmentos de maior sucesso no ramo alimentício, são as Hamburguerias! Se você está começando uma hamburgueria ou já tem um negócio estabelecido, registrar a marca deve estar no topo da sua lista de prioridades. Afinal, você investiu tempo, criatividade e dinheiro para construir uma identidade única – e agora precisa protegê-la. Ter uma marca forte e exclusiva pode alavancar ainda mais. Leia nosso artigo, descubra tudo sobre esse assunto e garanta o sucesso do seu negócio!

No dia 28 de maio, comemora-se o Dia Mundial do Hambúrguer, uma data que vai muito além da simples celebração de um dos pratos mais consumidos no planeta. Para quem empreende – ou pensa em empreender – no ramo da alimentação, essa data representa um verdadeiro mar de oportunidades.

O mercado de hamburguerias no Brasil continua em ascensão, impulsionado pela crescente demanda por experiências gastronômicas únicas e personalizadas. Com a popularização dos hambúrgueres artesanais e gourmet, empreender nesse segmento tornou-se uma oportunidade promissora para quem deseja investir no ramo alimentício.

No mundo acelerado e competitivo da indústria de alimentos, estabelecer uma marca forte e memorável é essencial para o sucesso. Para os donos de hamburguerias, criar uma identidade diferenciada e exclusiva pode fazer toda a diferença na hora de fidelizar os seus clientes e se destacar da concorrência.

Mas antes de investir, é essencial entender como funciona esse tipo de negócio, o que precisa ser planejado e, claro, quais etapas seguir para evitar erros e aumentar suas chances de sucesso.

É importante compreender como registrar uma marca de hamburgueria, pois o valor do negócio também está na marca. Não ignorando a importância do atendimento prestado, o ponto comercial onde está localizado e a qualidade dos produtos ofertados. A principal função da marca é servir como identidade de confiança e relacionamento do público com o estabelecimento.

Neste artigo, exploraremos várias estratégias para destacar sua hamburgueria e garantir que ela permaneça na mente de seus clientes. Continue a leitura e descubra:

  • Por que é importante fazer o registro de marcas para hamburgueria?
  • Como registrar a marca de uma hamburgueria?
  • Classe NICE do INPI para hamburgueria
  • Como ter uma marca forte para a sua hamburgueria

Considerando esclarecer suas dúvidas, criamos este artigo.

Vamos começar?

Por que é importante fazer o registro de marca para hamburgueria?

O mercado de hambúrgueres no Brasil está aquecido. Segundo a ABRASEL, o setor de alimentação fora do lar movimenta R$ 330 bilhões por ano, com hamburguerias entre os negócios mais lucrativos.

O consumo de hambúrgueres no Brasil disparou nos últimos anos. Segundo dados da consultoria Kantar, o crescimento foi de 228% entre 2020 e 2024. No primeiro trimestre de 2024, mais de 47 milhões de brasileiros consumiram hambúrgueres em 113 milhões de ocasiões. Esse boom se deve principalmente ao crescimento do delivery e ao consumo rápido, o famoso “on the go”.

Além disso, 85% das vendas são de hambúrgueres de carne bovina, mostrando que o público continua fiel ao sabor tradicional. O delivery já representa 28% das vendas, enquanto o consumo fora de casa em movimento corresponde a 33%, consolidando o hambúrguer como um produto versátil, prático e lucrativo.

Ter reconhecimento público e construir uma reputação junto a seus clientes, fornecedores e parceiros não é uma tarefa fácil.

Ao fazer o registro de marca para sua hamburgueria no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), você adotará uma estratégia importante de proteção para a identidade visual da empresa. Com a certificação o direito passa a ser exclusivo em todo o território nacional, evitando que outros usem indevidamente.

Você sabia que a cada 5 minutos uma nova hamburgueria abre no Brasil? E que 72% dos empreendedores perdem meses investindo em branding, para depois descobrir que não podem usar o nome escolhido?

Quando sua marca está registrada, o proprietário tem o direito legal pelo uso do nome de forma exclusiva. Isso significa que nenhuma outra hamburgueria poderá utilizar uma marca idêntica ou semelhante a sua.

Além da proteção legal, ter esse certificado também traz outras vantagens, são elas:

  • Cria valor da marca: sua marca se torna valorosa enquanto se posiciona no mercado por meio do reconhecimento dos seus clientes;
  • Expansão dos negócios: o registro de marcas possibilita a criação de franquias para a empresa crescer pela região ou país enquanto em controle exclusivo da marca;
  • Valor comercial: marcas registradas tem grande valor comercial e se tornam mais atraentes para investidores, compradores e possíveis parceiros.

Como registrar a marca de uma hamburgueria?

A marca registrada é o tempero que você precisa para se diferenciar dos concorrentes e crescer com segurança.

Para obter o certificado emitido pelo INPI existe uma série de etapas que precisam ser seguidas. Com isso, concluímos que o processo não é algo rápido, podendo levar até 18 meses para alcançar a concessão.

Veja, na sequência, as fases do registro de marcas para a sua hamburgueria:

  • Pesquisa de viabilidade: esse é o primeiro passo, identificar se já existe alguém com o mesmo nome e/ou logo exercendo atividades semelhantes;
  • Identifique a categoria da marca: cada produto e serviço possui um código que representa sua classe e você precisa escolher de acordo com seu segmento;
  • Faça a solicitação do registro: com todos os requisitos preenchidos e a documentação necessária reunida, basta acessar o site do INPI e iniciar sua solicitação;
  • Aguarde o período de oposição e defesa: sendo uma marca viável, o INPI divulgará por 60 dias o nome para que terceiros possam se opor ao registro. Se outros acreditarem ter direito sobre a marca, a situação será analisada;
  • Concessão do registro: se a oposição for rejeitada ou não existir, o INPI concede ao empresário o registro de marca. Ele tem validade de 10 anos e pode ser renovado em outros períodos de 10 anos.

Vale ressaltar que o uso da marca deve ser feito conscientemente e seguindo as determinações da sua categoria. O não uso da marca pode levar à sua anulação ou caducidade.

Classe Nice no INPI para hamburgueria

Após falarmos sobre os passos necessários para registrar a marca de uma hamburgueria, você deve estar se perguntando: mas qual é a classe que meu negócio se encaixa?

A Classificação Internacional de Produtos e Serviços Nice apresenta 45 classes que definem sua empresa. Em relação à hamburgueria, são três as opções que podem ser consideradas.

Lembrando que é possível se inscrever em mais de uma classe e isso contribui para o aumento de segurança da sua marca.

  • Classe 35: propaganda, gestão, organização e administração de negócios, funções de escritório, franquias;
  • Classe 43: serviços de fornecimento de comida e bebidas e, ainda, decoração de alimentos e esculturas de alimentos;
  • Classe 39: serviços de delivery.

👉Você sabe o que é o INPI? Leia nosso artigo e descubra!

Como ter uma marca forte de hamburgueria

Com planejamento, criatividade e foco na experiência do cliente, sua hamburgueria pode se destacar mesmo em um mercado competitivo.

Seja um food truck charmoso, um delivery eficiente ou uma lanchonete temática, o importante é entregar qualidade, originalidade e um bom atendimento.

Até aqui esperamos que você tenha entendido todas as informações que passamos. Agora, para trazer ainda mais força e segurança para a marca da sua hamburgueria, separamos algumas dicas que podem te ajudar. O intuito é você conseguir crescer com seu negócio e se destacar. Confira quais são:

  • Registre a sua marca: Não poderia diferir disso para começarmos, não é mesmo? Fazer o registro de marca para sua hamburgueria vai te proporcionar muitos benefícios. Com o certificado é possível criar estratégias e investir na imagem da empresa sem se preocupar com surpresas desagradáveis;
  • Invista em Marketing: Uma estratégia de branding potencializa o poder da marca e para isso, ela deve ser usada de forma consistente. Como seria isso? Garantindo que está sendo atuante segundo a classe registrada e colocando nome e logo em todos os materiais de marketing;
  • Conheça o seu Público-Alvo: É importante saber quem são seus clientes em potencial, quais são seus hábitos de consumo e preferências gastronômicas;
  • Desenvolva um Cardápio Atraente: Um cardápio bem elaborado pode ser o grande diferencial da sua hamburgueria. Além de apresentar os pratos e preços, ele deve ser atrativo em cima das tendências gastronômicas (hambúrguer smash, blends veganos, etc.).

👉Leia também nosso guia simplificado sobre registro de marcas!

Empreendedor, para que seu hamburger não passe do ponto, não esqueça de registrar a sua marca!

A marca registrada é o tempero que você precisa para se diferenciar dos concorrentes e crescer com segurança.

Por que buscar a ajuda de profissionais especializados?

Você está prestes a abrir sua hamburgueria dos sonhos? Já pensou no cardápio, na decoração e até no nome perfeito. Mas, e se esse nome já estiver registrado por outra empresa? Em fevereiro de 2025, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) registrava mais de 2.300 processos envolvendo marcas com o termo “hambúrguer”. Isso significa que há uma grande chance de o nome que você escolheu já estar em uso.

Ao buscar ajuda especializada, você aumenta as chances de sucesso no processo de registro de sua marca e reduz os riscos de conflitos legais futuros. Ademais, você terá orientação, não apenas para a pesquisa de viabilidade, mas para todo o processo até a obtenção do registro.

💡 Vale o investimento? 

Com certeza! Erros no registro podem inviabilizar sua marca ou causar prejuízos futuros.

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👉Leia também! Saiba tudo sobre o registro de marcas para confeitaria!