Tem uma confeitaria e quer garantir seu direito de imagem? Leia tudo que precisa saber sobre registro de marcas para confeitaria neste artigo!

Empreendedores do ramo alimentício que vendem doces, confeitos e demais guloseimas de padaria precisam cuidar da imagem do seu negócio. Desse modo, entre as precauções para o sucesso empresarial está o registro de marcas para confeitaria.

Ter a certificação do INPI é o único meio de garantir a construção da sua marca de forma segura. Afinal, quem tem ou deseja ter uma confeitaria certamente faz isso visando o reconhecimento do seu produto e/ou serviço.

Você é um empresário apostando na área de alimentação? Deseja entender melhor o processo de registro de marca e a importância deste? Leia nosso artigo completo e fique por dentro de todos os passos para seguir esse caminho.

Boa leitura!

Por que é importante fazer o registro de marcas para confeitaria?

Para entender a importância do registro de marcas para confeitaria apresentaremos um exemplo fictício e, em seguida, apontaremos os benefícios ofertados pela certificação do INPI.

Imagine que Luana começou a vender doces em casa e pouco mais de dois anos depois conseguiu abrir sua confeitaria. Desde o início ela usou o nome Doces da Lua acompanhada de uma logo. 

Do outro lado, temos Ricardo e Luan abrindo sua confeitaria também com o nome Doces da Lua. A escolha foi uma homenagem à avó de Luan. Só que Luana, ouvindo o conselho de uma amiga, registrou no INPI sua marca logo no começo do empreendimento.

Quando sua marca está registrada, o proprietário tem direito legal pelo uso do nome e logotipo de forma exclusiva. Isso significa que nenhuma outra empresa poderá utilizar uma marca idêntica ou semelhante se referindo ao mesmo tipo de serviço.

No caso do exemplo, Luana está amparada pela Lei de Propriedade Industrial, logo poderá entrar em contato com Ricardo e Luan e explicar a situação. Em último caso, se eles não aceitassem mudar o nome, caberia uma ação judicial no processo.

Além da proteção legal, tem esse certificado também traz outras vantagens, são elas:

  • Cria valor da marca: sua marca se torna valorosa enquanto se posiciona no mercado por meio do reconhecimento dos seus clientes;
  • Expansão dos negócios: o registro de marcas possibilita a criação de franquias para a empresa crescer pela região ou país enquanto em controle exclusivo da marca;
  • Valor comercial: marcas registradas tem grande valor comercial e se tornam mais atraentes para investidores, compradores e possíveis parceiros.

Como registrar a marca de uma confeitaria?

Para obter o certificado emitido pelo INPI existe uma série de etapas que precisam ser seguidas. Com isso, concluímos que o processo não é algo rápido, podendo levar até 12 para alcançar a concessão.

Veja, na sequência, as fases do registro de marcas para confeitaria:

  • Pesquisa de viabilidade: esse é o primeiro passo, identificar se já existe alguém com o mesmo nome e/ou logo exercendo atividades semelhantes;
  • Identifique a categoria da marca: cada produto e serviço possui um código que representa sua classe e você precisa escolher de acordo com seu segmento;
  • Faça a solicitação do registro: com todos os requisitos preenchidos e a documentação necessária reunida, basta acessar o site do INPI e iniciar sua solicitação;
  • Aguarde o período de oposição e defesa: sendo uma marca viável, o INPI divulgará por 60 dias o nome para que terceiros possam se opor ao registro. Se outros acreditarem ter direito sobre a marca, a situação será analisada;
  • Concessão do registro: se a oposição for rejeitada ou não existir, o INPI concede ao empresário o registro de marca. Ele tem validade de 10 anos e pode ser renovado em outros períodos de 10 anos.

Vale ressaltar que o uso da marca deve ser feito conscientemente e seguindo as determinações da sua categoria. O não uso da marca pode levar à sua anulação ou caducidade.

Classe Nice no INPI para confeitaria

Após falarmos sobre os passos necessários para registrar a marca de uma confeitaria, você deve estar se perguntando: mas qual é a classe que meu negócio se encaixa?

A Classificação Internacional de Produtos e Serviços Nice apresenta 45 códigos que definem sua empresa. Em relação à confeitaria são três as opções que podem ser consideradas.

Lembrando que é possível se inscrever em mais de uma classe e isso contribui para o aumento de segurança da sua marca.

  • Classe 30: bebidas a base de café, cacau, chocolate ou chá, cereais preparados para alimentação (flocos de aveia, salgadinhos, etc), pizza, tortas, sanduíches, nozes, flavorizantes para comidas e bebidas;
  • Classe 35: propaganda, gestão, organização e administração de negócios, funções de escritório;
  • Classe 43: serviços de fornecimento de comida e bebidas e, ainda, decoração de alimentos e esculturas de alimentos.

Algumas dicas para garantir a proteção da sua marca

Até aqui esperamos que você tenha entendido todas as informações que passamos. Agora, para trazer ainda mais segurança para sua marca, separamos algumas dicas. O intuito é você conseguir crescer com seu negócio.

Registre sua marca

Não poderia diferir disso para começarmos, não é mesmo? Fazer o registro de marca para confeitaria vai te proporcionar muitos benefícios. Com o certificado é possível criar estratégias e investir na imagem da empresa sem se preocupar com surpresas desagradáveis.

Use a marca de forma consistente

Uma estratégia de branding potencializa o poder da marca e para isso, ela deve ser usada de forma consistente. Como seria isso? Garantindo que está sendo atuante segundo a categoria registrada e colocando nome e logo em todos os materiais de marketing.

Monitore o uso da marca

Entre as formas de proteger sua marca, o monitoramento de uso pode ser fundamental. Isso porque você conseguirá identificar quando houver associações indevidas ou outras violações. Desse modo, amparada pela legislação, poderá tomar as medidas apropriadas para segurança.

Proteja sua marca no ambiente virtual

As redes sociais ganharam espaço nas estratégias de marketing e garantir o nome oficial nesses ambientes é indispensável. Assim, registre os perfis oficiais para evitar que terceiros utilizem o nome de forma indevida.

Trabalhe ao lado de profissionais especializados em propriedade intelectual

Como o registro é a primeira etapa para a gestão eficiente da marca, conte com quem entende do assunto para executar a tarefa. 

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