O registro de marcas é muito importante para os empreendedores que desejam proteger o nome de sua empresa ou produto. Contudo, muitos ainda deixam de lado essa tarefa por considerar um processo longo e burocrático.

Mas e se outra pessoa registrar sua marca? Conforme a Lei da Propriedade Industrial, se não há registro no INPI, a marca não tem um dono. Logo, você não teria direito nenhum de reclamar o uso e ainda precisaria parar de usar o nome empresarial ou de produto.

Consegue imaginar os prejuízos que isso resultaria? É por isso que elaboramos esse conteúdo para esclarecer as principais dúvidas sobre o registro de uma marca. Continue a leitura e descubra:

  • O que é o registro de marcas?
  • Por que devo fazer o registro de marca?
  • Como consultar marcas já registradas?
  • Quais os desafios e vantagens ao registrar uma marca?
  • Como fazer o registro de uma marca?

O que é o registro de marcas?

É a certificação de que uma pessoa ou empresa possui direito de propriedade em relação a uma marca. Ou seja, um documento amparado pela Lei n.º 9.279/1996 de Propriedade Industrial assegurando que ela possui dono.

A emissão do título é feita pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e visa a proteção contra uso indevido ou cópia. O processo de registro precisa de aproximadamente 12 meses para ser concluído e para o certificado ser emitido.

A legislação também permite que a marca seja utilizada com exclusividade durante 10 anos, sendo possível renovar após o período. E, assim como os demais patrimônios de uma pessoa ou empresa, ela pode ser vendida, doada ou herdada.

Portanto, se você é empreendedor e deseja crescer profissionalmente, destacando-se com seu nome, a sugestão é que registre quanto antes.

O que difere marca e patente?

Marca e patente são dois dos tipos de Propriedade Industrial disponíveis para quem vai registrar algo. Apesar de alguns ainda confundirem, esses dois termos possuem suas especificidades, confira:

  • Marca: É um sinal ou símbolo criado para identificar uma empresa, produto e/ou serviço diante de seu público. A exclusividade oferecida pela marca registrada contribui para a fidelização de clientes e o crescimento no mercado.
  • Patente: Trata-se da licença disponibilizada pelo Estado para que o indivíduo possa utilizar exclusivamente sua criação e receba os lucros gerados. Essa concessão é dada, em geral, para invenções que apresentam soluções técnicas. 

Em resumo, a marca gera proteção para o nome e a identidade visual do seu negócio. Já a patente assegura o direito aos lucros de uma invenção ou criação inovadora.

Por que devo fazer o registro de marca?

Ao ter o registro oficial do INPI atrelado a sua marca, você estará se protegendo contra concorrência desleal e possíveis fraudes. Além disso, não importa se é uma grande corporação ou uma empresa pequena, registrar a marca garante o uso exclusivo no seu segmento em todo o Brasil.

Segundo dados do Ministério da Economia, em 2022 foram abertas mais de 3,8 milhões de novas empresas. Em contrapartida, nesse mesmo período o INPI acumulou entre marcas e patentes 450 mil pedidos para registro.

Diante desses números fica ainda mais clara a necessidade de preservar a identidade da sua marca, não é mesmo? Afinal, somente com a marca registrada você obterá segurança jurídica para explorar suas ideias.

Como consultar marcas já registradas?

Basta você acessar o site do INPI e realizar uma busca no sistema que eles disponibilizam. Esse recurso é denominado como consulta ou busca de viabilidade. Apesar de não ser obrigatório, permite descobrir se alguém já registrou ou não a marca que deseja.

Veja um passo a passo simples:

  1. Após acessar o site do INPI e seleciona “busca”, escolha a opção de seguir anonimamente;
  2. Selecione “Marca” e depois novamente em “Marca”;
  3. Agora é só digitar o nome desejado e identificar se já estou ou não em uso.

Encontrei uma empresa com o mesmo nome, posso registrar mesmo assim?

A resposta para essa pergunta vai depender do produto ou serviço oferecido por você e o segmento. É possível existir duas marcas idênticas, contudo precisam ser de diferentes áreas de atuação e não podem exercer a mesma atividade.

Por exemplo, você quer registrar sua empresa com o nome de “Bela & Bela” no segmento de vestuário. Durante a pesquisa de viabilidade encontrou uma estética que leva o mesmo nome. 

Perceba que apesar desse detalhe ambas possuem classificação distintas, logo você poderá registrar sem grandes preocupações o nome de sua loja. Contudo, se existir algum registro na mesma área, aí você deverá pensar em uma nova marca para a empresa.

Quais os desafios e vantagens ao registrar uma marca?

As vantagens oferecidas aos que se preocupam com a integridade do seu negócio são inúmeras. Por outro lado, o maior desafio desse processo é a lentidão do serviço. Confira, abaixo, alguns detalhes sobre esses pontos:

Principais desafios

O principal desafio de registrar uma marca está relacionado com as burocracias que tornam os processos lentos. Como mostramos, o INPI possui um alto índice de pedidos acumulados para registro de marcas e patentes.

Enquanto para marcas a espera gira em torno de 12 meses para se obter um retorno. Aqueles que precisam de patente podem esperar mais de 60 meses até a decisão final do INPI. 

Principais vantagens

Ao deixar sua marca registrada no INPI, você estará se valendo de alguns benefícios, entre eles podemos citar:

  • Evita que o nome seja copiado ou roubado por terceiros;
  • Aumenta a credibilidade da empresa diante do mercado;
  • Agrega valor aos produtos e/ou serviços oferecidos;
  • Possibilita que a marca se torne uma franquia;
  • Previne gastos com troca de marca e identidade visual devido ao uso indevido.

Como fazer o registro de uma marca?

Mesmo destacando que se trata de um processo burocrático, se seguir as etapas corretamente é possível realizar o registro sem intercorrências. Veja quais são as principais orientações:

  1. Identifique a classe da marca no INPI;
  2. Pesquise a viabilidade do registro de marca;
  3. Certifique-se que a marca cumpre os requisitos da LPI;
  4. Reúna os documentos necessários;
  5. Faça o pedido no INPI;
  6. Só aguardar para saber se seu pedido será concedido, não concedido ou arquivado.

Se não estiver confiante para realizar o registro da sua marca, considere contratar uma empresa especializada no assunto. 

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